top of page

O QUE É EMPREENDEDORISMO INOVADOR?

Empreendedorismo inovador, modelo caracterizado pela alta capacidade de transformação do negócio e pelo engajamento de todos os envolvidos, que devem possuir objetivos claros, ousadia e vontade de realizar mudanças.

Diante de um mercado cada vez mais competitivo e exigente, é preciso criar estratégias para diferenciar-se e atingir uma posição de vantagem em relação aos concorrentes. Torna-se necessário, então, apostar em um empreendedorismo inovador, modelo caracterizado pela alta capacidade de transformação do negócio e pelo engajamento de todos os envolvidos, que devem possuir objetivos claros, ousadia e vontade de realizar mudanças.

Para seguir numa jornada empreendedora, é preciso que os responsáveis pela organização avaliem o próprio comportamento diante dos desafios diários e a dinâmica interna do negócio, o que envolve o comprometimento dos colaboradores e a capacidade de produção. O resultado dessa análise é o que vai definir se a empresa terá condições de arriscar-se em novos projetos e de ganhar uma posição de destaque no mercado.

Alguns quesitos são imprescindíveis para alavancar a trajetória do negócio e, consequentemente, a carreira profissional dos que nele atuam. Segui-los é algo fundamental para o sucesso da equipe de trabalho. Confira quais são eles:

Ética

Respeitar a política e os valores estabelecidos para o empreendimento, além dos princípios que regem a área de atuação no mercado, é o primeiro passo para adquirir credibilidade, formar uma imagem institucional sólida e criar oportunidades para a geração de novos negócios. E ao seguir as regras, os integrantes da instituição fortalecem as relações entre si e têm mais chance de permanecer no emprego, pois, dessa maneira, transmitem seriedade e confiança.

Foco no cliente

Priorizar a participação do consumidor no processo produtivo também é importante para inovar. Entender as necessidades dos clientes e as nuances do relacionamento com o público final auxilia no desenvolvimento do produto ou serviço desejado. Atendendo às expectativas, o fornecedor promove a fidelização do cliente. Tática indispensável para quem deseja reduzir os custos e ampliar as vendas.

Comprometimento

O compromisso da instituição com os envolvidos no negócio (funcionários, clientes, fornecedores, acionistas e parceiros) agrega valor e fortalece os laços corporativos. Alinhar as expectativas e os interesses de todos eles é um desafio que está diretamente relacionado aos benefícios alcançados com o engajamento. O resultado é a ampliação da rentabilidade e das experiências construtivas.

Flexibilidade

Estar aberto para o novo, saber ouvir opiniões e considerar os pontos de vista de diferentes pessoas são atitudes determinantes para a aplicação de ideias inovadoras. Ser sensível à mudança é o início para grandes ações, principalmente, em ambientes de negociação.

Pense além

As melhores iniciativas partem de empresários que estão atentos às necessidades do dia a dia de seu negócio e, ao mesmo tempo, preocupados com as ações futuras. Para que isso ocorra, as ideias dos gestores devem estar alinhadas às de seus colaboradores, visando benefícios para todos da equipe. Assim, líderes e liderados constroem uma gestão verdadeiramente inovadora.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page