top of page

COMO FUNCIONA A SUSTENTABILIDADE DOS PROJETO DAS CIDADES DIGITAIS


Vários projetos sobre cidades digitais que têm levado internet gratuita para diversos espaços urbanos brasileiros: câmeras inteligentes, rede wireless em ônibus e terminais de integração, entre outros. Mas o que garante a continuidade desses projetos ao longo dos anos? A sustentabilidade nas cidades digitais está ligada à parceria que os municípios fazem com os Governos Federal e Estadual, universidades e entidades da sociedade civil. No post de hoje, vamos apresentar algumas ideias de cooperação que os responsáveis pelos projetos podem buscar para permitir a sustentabilidades nas cidades digitais.


5 parceiros que podem ser buscados para manter os projetos das cidades digitais


Formação de consórcios público- o consórcio público permite que órgãos da federação assumam personalidade jurídica de direito público e direito privado com a finalidade de gerenciar alguns serviços públicos. Dessa forma, pode ser criada uma associação pública de natureza autárquica –para o consórcio de direito público – e uma entidade sem fins lucrativos – para o consórcio de direito privado.


Parceria com empresas públicas – o município pode buscar parceria com empresas públicas com o objetivo de garantir a sustentabilidade dos projetos desenvolvidas nas cidades digitais. Esses acordos podem garantir a manutenção da rede de internet. O município pode oferecer em troca, por exemplo, espaço para publicidade nos lugares onde a internet gratuita for disponibilizada para manutenção.


Concessão da infraestrutura: As empresas que oferecem serviços de internet podem manter parcerias com os responsáveis pelos projetos das cidades digitais. Nesse acordo, a gestão do município oferece a infraestrutura das cidades digitais para exploração comercial da rede em troca de recurso financeiro ou operação técnica por parte dos provedores. É importante ressaltar, no entanto, que a exploração comercial da infraestrutura não deve atrapalhar o bom funcionamento da internet disponibilizada gratuitamente para a população.


Parceria com universidades – a parceria entre universidades e municípios que contemplam projetos de cidades digitais trazem muitos benefícios para população, já que as instituições de ensino contam com recursos humanos que podem criar soluções inovadoras para simplificar a vida das pessoas. Um exemplo dessa parceria ocorreu entre a gestão do município de Campinas (SP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O Laboratório de Redes de Comunicação da Unicamp (LaRCom) desenhou redes metropolitanas que deram origem a Infovias, que além de permitir que os órgãos se comuniquem um com os outros sem custo, ainda possibilita que a população tenha acesso gratuito à internet banda larga.


Parceria com empresas de hardwares

Quando as cidades digitais disponibilizam acesso à internet gratuito fazem com que aumente a procura por computadores, placas de rede e modems. Os gestores podem firmar parcerias com os fornecedores desses produtos para que os moradores consigam adquirir esses produtos com preços mais acessíveis.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page