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COMO FORMAR EQUIPES EMPREENDEDORAS DENTRO DE SUA EMPRESA


Como formar um time afinado com a visão do empreendedor? Claro que não é tarefa fácil, mas formar uma boa equipe é fundamental para garantir a construção de um grande negócio.

Abaixo damos o caminho das pedras de como Formar Equipes Empreendedoras. Indicado para empresas em fase de pré-lançamento, e também para renovação de equipe de organizações já existentes.

A questão é achar as pessoas certas para os lugares certos, e refletir sobre a visão de mundo desses funcionários e os atributos que eles devem apresentar para se ajustarem à personalidade da marca/empresa.

O Colaborador “lucro”

A Formação de Equipes Empreendedoras começa pela compreensão da necessidade de atrair pessoas com comportamentos mais empreendedores. Dada a limitação de recursos característica do estágio nascente de qualquer negócio, tudo de que o empreendedor não precisa é o empregado “despesa”, mas sim de um colaborador “lucro”, aquele que contribui proativa e criativamente para os resultados do negócio.


Grandes Propósitos – É até possível formar grandes equipes em empresas de propósitos medíocres, mas seus membros se desmotivarão rapidamente. Se sua empresa desaparecesse, o que o mundo perderia? Se a resposta dos seus colaboradores for “nada”, preocupe-se com a missão e a visão do seu negócio. Seus colaboradores não entenderam a mensagem e você tem um problema. Ou ela inexiste ou é medíocre, e você continuará tendo o problema.


As pessoas certas nos lugares certos – Cabe ao empreendedor primeiro refletir sobre os “lugares certos” que serão ocupados pelas “pessoas certas”. Nesta situação, estes lugares dizem respeito às funções críticas para o sucesso do negócio. A evolução do negócio implicará novas funções chave que serão desdobradas de vender e produzir. Além disso, crescerá a necessidade de ter as pessoas certas para administrar o crescimento da empresa.


Visão de Mundo - Não se trata de formar um exército de robôs que agem de forma programada. Mas é importante reunir pessoas que acreditam e vivenciam as mesmas crenças e atitudes que a empresa.


Cada empresa, uma pessoa – Se estiver convicto dos quatro elementos anteriores, você tenderá a formar uma equipe empreendedora e, assim, seu negócio terá mais chance de deslanchar, se comparado às empresas nascentes com a tradicional filosofia de um dono e seus empregados. Para selecionar as pessoas “certas”, o conceito de brand character, utilizado no marketing, pode ser útil.


MAIS ALGUMAS DICAS

Contribuidor “lucro” e o lucro em si. Em alguns negócios nascentes, os resultados esperados do colaborador podem não estar diretamente relacionados com os fatores geradores do lucro em si.

Pense grande. Pensar grande dá o mesmo trabalho que pensar pequeno. E grande não só no tamanho da empresa, mas também na dimensão dos benefícios dos seus produtos e serviços. É fato que nem sempre grandes empresas começaram com grandes propósitos.

Funções críticas para o sucesso do negócio. Todas as empresas têm funções críticas para o sucesso do negócio. Para uma empresa nascente, estas funções se resumem a vender e entregar. Empreendedores solitários e com limitações de recursos tendem a fazer as duas coisas e por esta razão trabalhar longas jornadas. Quase sempre irão executar uma função melhor do que a outra. Um sócio ou colaborador que aposte no grande propósito do negócio pode contribuir na melhoria das vendas ou da qualidade da entrega. O desafio para o empreendedor é perceber quais são estas funções e como encontrar a pessoa certa para executá-las.



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