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ESCRITÓRIOS VIRTUAIS: CRESCENTE MODELO DE NEGÓCIOS


A criação de empresas para o gerenciamento de escritórios virtuais é crescente no Brasil. Conhecido também como escritório inteligente ou centro de negócios, trata-se de aluguel de espaço físico para profissionais de diversas áreas de atuação, os quais possuem como objetivo usufruir dos serviços e da infraestrutura que um escritório oferece, de forma personalizada, mas sem o dispêndio de recursos financeiros que um espaço físico próprio exigiria, tanto para a instalação do empreendimento, quanto para os gastos necessários para mantê-lo, como pagamento de funcionários, impostos, contas de água, luz, telefone, etc.

A Associação Nacional dos Centros de Negócios e Escritórios Virtuais – ANCNEV é a associação oficial dos escritórios virtuais no Brasil e tem como objetivo fornecer uma solução completa e integrada às empresas e aos profissionais, para aumentar a capacidade produtiva, a agilidade e a lucratividade de seus negócios. Além dessa associação, há outros importantes órgãos que vêm se desenvolvendo cada vez mais no assunto. São eles: a Associação Comercial Empresarial do Brasil – ACEB e a Rede Nacional dos Escritórios Virtuais – RNEV, esta última criada por um grupo de empresas que atuam em escritórios virtuais, visando melhorar o padrão e personalização de atendimento do serviço.

Esse tipo de serviço é usado, preponderantemente, por três tipos de empreendedores. O primeiro, que foi o motivo idealizador do negócio, é o micro ou pequeno empresário que trabalha em casa para enxugar os gastos, mas ainda assim necessita de um espaço adequado e de qualidade para atender seus clientes.

Com a adesão ao escritório virtual, esses empreendedores contam com a vantagem da redução de custos, uma vez que há a divisão dos gastos com diversas outras empresas e profissionais. Assim, esses empreendedores terão um endereço próprio que poderá ser a “sede” de seu negócio, recepcionista à disposição e salas de reuniões para receber seus clientes com conforto e qualidade. Outra vantagem é a captação de clientes. Se o empreendedor dispuser de um escritório virtual bem localizado e com boa infraestrutura, ele aumentará as chances de captar um novo nicho de clientes, na medida em que estes procuram um serviço onde possam, além de resolver seus problemas, serem bem atendidos.

O segundo tipo de profissional atendido é o empresário que viaja para atender seus clientes em outros estados do país. Nesse caso, um escritório virtual é vantajoso na medida em que o empresário terá, na grande maioria dos estados brasileiros, uma estrutura necessária para tratar de seus negócios, até mesmo para aqueles casos urgentes em que seria inviável a prestação de um serviço de qualidade se a estrutura não estivesse disponível no momento.

Por fim, o terceiro tipo usual nessa prestação de serviços é o profissional que vislumbra difundir seu negócio, abrindo filiais ou novas empresas, e adota o escritório virtual como ponto de apoio, antes de expandir para um escritório físico, tanto para iniciar os trabalhos antes da finalização do seu espaço próprio, quanto para entender o funcionamento do mercado naquele determinado lugar e fazer as adaptações que se fizerem necessárias ao longo da construção do novo ambiente.

Cumpre ao empresário pesquisar os escritórios virtuais oferecidos para encontrar aquele que melhor atende às necessidades de seu empreendimento. Enquanto o investimento, para uns, está voltado a uma imagem e local de qualidade, para outros, a importância é economizar. Sendo assim, o ideal é definir o objetivo do negócio para que a escolha do escritório virtual seja feita considerando localização, estrutura, imagem corporativa e valor, fazendo com que o uso desse serviço seja feito de forma inteligente e proveitosa e, assim, dando oportunidade ao empreendedor de competir com os diversos tipos de empresas atuantes em seu ramo de negócio.


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